quarta-feira, 25 de junho de 2014

O Nosso Caminho...

Ao fazer um “balanço” e uma análise da minha vida e da situação actual, algumas coisas me deixam preocupado e triste… os valores, prioridades e objectivos estão todos alterados, estão todos errados…

Tudo nesta vida pode ser questionável, todos podemos ter gostos, vontades, desejos e objectivos diferentes, e é bom que assim o seja, mas…  existem princípios de vida em sociedade que não deverão ser alterados… Somos o único “animal” na terra que fazemos o mal por prazer, com racionalidade… será mesmo por maldade, ou por estupidez?

… quando a “filha putisse” deixa de ser um acto condenável, para ser uma forma possível de sobreviver !! Algo neste mundo deixou de ter sentido…

… quando o aprender e o saber, deixou de ser uma forma de enriquecimento pessoal e passou a ser fonte de poder e uma forma de ganhar dinheiro !! A vida deixou de ter os mesmos princípios e o mesmo interesse.

… como diz o Papa actual, no centro do mundo deixou de estar o “homem” e passou a estar o “deus dinheiro” !!! Para ter dinheiro tudo vale, para ter poder tudo é permitido…

Será que actualmente uma rica pessoa é aquela que é boa, que tem conhecimentos, que pratica o bem, ou aquela que através do dinheiro tem o poder de “controlar” tudo e todos e a quem tudo é possível e permitido? Isso não é uma rica pessoa, é uma pessoa rica, e quase sempre não presta como ser humano…

Não quero que me vejam, nem quero ser recordado como uma rica pessoa, apenas como uma pessoa normal que tudo fez para não praticar o mal gratuitamente, e que se alguma vez o fez foi por auto-defesa, assim como se alguma vez ajudou alguém não foi por dinheiro, foi por vontade e por gratidão… Quando ajudar alguém nos dá prazer é o maior reconhecimento que poderemos ter de tal acto… nada paga essa sensação… e não é preciso ter sido um grande feito… basta um gesto, um olhar ou uma palavra !

Diz a nossa sabedoria popular, que um dia houve um poeta cubano que escreveu esta frase “Há três coisas que um homem deveria fazer na sua vida: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.” Sobre a primeira acho que já o fiz várias vezes, mas não sei se alguma vingou, irei fazê-lo de verdade em breve… Sobre a segunda coisa, já tive dois, vamos ver se a vida os faz tornar pessoas com alguns dos meus princípios e sem alguns dos meus defeitos… assim seriam bons seres para viver nesta sociedade… Sobre escrever um livro, ainda não está feito na sua plenitude, mas de certeza a junção de alguns textos, já dariam para publicar um conjunto de ideias e opiniões que mesmo não sendo boas, seriam as minhas melhores linhas…

… aqui deixo o meu desabafo e a minhas ideias actuais… mas tudo muda, como o mundo! Espero mudar de opinião, mas não de princípios…










1 comentário: