quarta-feira, 11 de abril de 2012

Infelizmente

… talvez uma das palavras mais utilizadas pelos portugueses nos últimos tempos (infelizmente)…  

Vamos tentar entender a palavra… Infelizmente não vamos poder fazer as férias anuais no estrangeiro, trocar de carro, de telemóvel ou PC, infelizmente não vamos poder ir todas as semanas jantar fora e ao cinema, infelizmente não vou poder comprar aquela roupa, os sapatos, o chapéu... infelizmente, infelizmente… que merda!... será justo termos este tipo de pensamentos! Podemos sempre passar férias em Portugal, ir para o Algarve, Ericeira ou Caparica, ou, simplesmente ficar em casa a descansar, visitar a família e amigos, recordar outros tempos bem passados, fazer aqueles “programinhas” simples e económicos que tanto prazer nos davam antigamente… se não podemos trocar de carro, nem trocar de telemóvel, ficamos com o que temos, serviu até hoje e servirá amanhã…se não vamos jantar fora, comemos em casa e vemos um dos muitos filme que dá nos imensos canais da TV, se não der, ou não gostarmos de nenhum, podemos rever o DVD ou a cassete VHS que está arrumada á tanto tempo e que tanto gostamos de ver…
Ainda á dias, publiquei umas fotos antigas no facebook , tinham mais de dez anos, ... estava vestido com um “pólo” azul, o mesmo que tinha vestido no dia da publicação e curiosamente hoje… será necessário trocar todos os anos de roupa, será necessário “engordar” as grandes marcas mundiais que “escravizam” pessoas nos países piores que o nosso, para nos levar ao consumismo estúpido e desmedido.… existe aquelas frases já feitas dos “consumistas” não assumidos – “olha uma blusa por 2 euros, umas calças por 9, tão barato ! é dado! não paga o tecido!”… mas porra será necessário comprar dez blusas, de todas as cores, será necessário ter o roupeiro cheio de roupas, algumas delas ficam arrumadas anos, outras para sempre. 
Claro que existe aquelas razões que não podemos controlar facilmente, como é o caso de a roupa não “esticar”, como o nosso corpo faz estupidamente… mas isso são outras razões… e não necessitamos comprar muita roupa, quando o nosso corpo é teimoso e não sabe parar de crescer, inicialmente para “cima”, depois para os “lados”... Infelizmente se não podemos comprar o novo livro que foi publicado, vamos ler novamente o antigo, de certeza que ao relê-lo vamos sentir novas experiencias e vamos saber interpretá-lo de uma maneira diferente e mais bonita…

Infelizmente não tenho trabalho, infelizmente não posso comprar, não posso ter… não posso… infelizmente…. Pessoal vamos ACORDAR !!! FELIZMENTE, temos saúde, temos amigos, temos vontade de viver, temos… temos… temos… é só pensarem um pouco e vejam que existem milhões de pessoas que nada têm comparadas connosco… 
Vejam as milhares de noticias que os telejornais “vomitam” por dia, vejam o vosso vizinho, de cima, do lado, do fundo da rua, que nem dinheiro tem para os medicamentos, para uma alimentação minimamente equilibrada, vejam as crianças que passam fome, que não tomam banho, que nunca souberam o que é um perfume, uma roupa de marca, nunca jogaram um jogo informático, nunca foram ao cinema, não sabem o que é uma televisão, um computador, nunca viram o mar, - é verdade ! existe !…. que nunca… nunca… nunca.. e vejam como são tão felizes com o que têm…. a VIDA!! 
Existem casos diferentes e igualmente dramáticos… o daquela pessoa que tem tudo e não tem nada… tem dinheiro, carros bons, propriedades e não tem saúde para poder “gozar” isso, os amigos são de ocasião, são oportunistas… Pensem na brutalidade da existência de “filhos” á espera da morte dos pais para poder gastar o que eles guardaram uma vida inteira fazendo grandes sacrifícios... sei que dito assim pode parecer dramático, mas podem acreditar que é verdade… analisem o mundo á vossa volta ! e pensem melhor quando utilizarem a palavra “INFELIZMENTE”… 
Infelizmente,  tenho pena que muita gente não leia este meu “artigo de opinião”, sei que a desculpa maior será “não tenho tempo”… é um dos maiores problemas da vida moderna, a falta de tempo… falta-nos tanto tempo para fazermos o que queremos e gastamos tanto tempo a fazer “merdas” que não devemos…Infelizmente a vida é assim… cabe a cada um de nós mudá-la, podemos nós melhorar a vida de todos? Não ! mas podemos mudar a nossa e assim mudar a dos que gostamos e nos rodeiam… é mais fácil falar, do que fazer, mas também é muito mais fácil lamentar do que tentar… 
Eu não sou exemplo e não faço tudo, mas tenho melhorado ao longo da vida… e sei que hoje dou mais valor ao que tenho, passo mais tempo a agradecer do que a lamentar… luto por o que posso e quero e depois de ter, aprendo a valorizar mais o que conquistei, penso no passado como forma de melhorar o presente e não como razão para lamentar o futuro… FELIZMENTE hoje, estou VIVO e de SAÚDE !








Sem comentários:

Enviar um comentário