segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O não dar valor ao que se tem

… neste caso refiro-me apenas aos bens materiais…

Não sei se é educação ou falta dela, mas nos dias de hoje poucas são as pessoas que sabem dar valor ao que têm, a competição na sociedade é tanta que quanto mais se tem, mais se quer… podemos “lutar” muito para conseguir uma determinada coisa… mas depois de a conseguir, o valor parece que desapareceu, e que nos focamos logo noutra “conquista”… 

Se por um lado é bom ter ambição, é bom traçar rumos e objectivos, por outro é mau a “desvalorização” que um determinado bem tem, depois de ser adquirido/conseguido… o caso torna-se mais grave quando essa “conquista” é feita por crianças ou adolescentes, porque esse “padrão” de vida tem tendência a acompanha-los pela vida fora… 

A sociedade consumista deverá ser “ajustada” em tempos de crise, mas isso depois também trás graves problemas económicos, porque em tempo de crise, compra-se menos, gasta-se menos, produz-se menos e isso leva também á diminuição da mão-de-obra, e por sua vez ao despedimento e ao aumento das pessoas inactivas… 

A titulo de exemplo: se um adolescente perde um telemóvel, a preocupação dele é qual vai ter de seguida, como vai passar sem enviar SMS ou como faz para telefonar, não é a perca que lhe custa é a ausência temporária do serviço/vicio…

... a “solução” será ter menos e dar mais valor ao que se tem… antigamente tinha-se menos e éramos mais felizes… 








1 comentário:

  1. Meu Caro Carlos.
    Apraz-me registar que também tem um bloog.Não sabia!
    É uma oportunidade para analisar com mais atenção os seus trabalhos quer fotograficos quer escritos. Parabéns. Vou ser um "seguidor" assiduo.
    Relativamente ao texto tudo tem o seu tempo. Não sei se éramos mais felizes. Digo isto porque sempre procuramos ter mais e melhor, logo ao encontro de mais felicidade. Dávamos, isso sim, mais valor ao que possuiamos, hoje quase tudo é descartavel. Será isto sinónimo de infelicidade?
    Tenha um bom dia.

    ResponderEliminar