sexta-feira, 27 de julho de 2012

O Nosso Passado


… toda a gente tem um, alguns não gostam de o lembrar. 

Poucos, para além de nós, são aqueles que conhecem…


Acredito que todos nós tivemos atitudes no passado que não nos orgulhamos, mas… fazem parte do que fomos e do que somos... muitas delas são uma prova de que estamos “vivos” e de que “vivemos”. 

Prefiro viver e errar, do que não viver com medo do erro… 

Por muito que nos avisem, por muito que nos alertem, existem situações que temos de “passar”, temos de errar, só assim aprendemos, só assim melhoramos… 

Felizmente existe momentos do meu passado que me orgulho, momentos que me marcaram e sei que também marquei a vida de alguém… amigos que fiz “para a vida”, pessoas fantásticas que tenho o privilégio de ter no meu presente e que sei que também farão parte do meu futuro… Alguns desses bons “seres” ao estarem presentes hoje, ficaram já amanhã no meu passado… 

VIVAM hoje, só assim se faz o passado! 









quarta-feira, 25 de julho de 2012

Conhecidos


... no seguimento de outro “artigo”, alguns dos que se dizem amigos, são apenas conhecidos… essas pessoas poderão mais facilmente fazer parte das nossas vidas, a sua “responsabilidade” e bem menor, os seus “erros” e disparates são mais toleráveis e desculpáveis… 

Não podemos contar muito com eles e por tal facto não nos podem magoar… serão pessoas que vivendo “ao nosso lado”, muitas das vezes diariamente, não fazem parte do nosso meio… são seres vivos que partilham o nosso mundo, numa coisa chamada sociedade… são pessoas com as quais devemos ser correctos, educados e simpáticos, apenas porque tudo isso nos foi ensinado e faz parte da nossa boa educação. 

Eu tenho de admitir que isso fez parte da minha educação, mas durante anos não fez parte do meu dia-a-dia, talvez agora o faça mais, até por motivos profissionais tenho e devo ser mais atento a determinadas situações… todos os conhecidos são candidatos naturais a “amigos”… mas quase nenhum lá consegue chegar… 








segunda-feira, 23 de julho de 2012

A Falsidade


… Detesto pessoas falsas, pessoas que pensam de uma maneira, mas falam de outra. 

Pessoas que não fazem nada a ninguém sem segundas intenções. Pessoas que agem por interesse, calculistas, planeadoras e mentirosas. 

Pessoas sem princípios, sem humanidade… 

Mesmo sem ser exemplo para ninguém, tenho princípios básicos e neles estão excluídos a falsidade e a mentira… Não vou ser “falso ou mentiroso” ao ponto de pensar que sou um ser perfeito, claro que muitas vezes “omito a verdade”, mas acho que sou muito genuíno, ao longo da minha vida “perdi” muito por ser verdadeiro, sincero e justo, perdi muito mas ganhei o “direito” de deitar a cabeça diariamente no travesseiro em paz… 

Quem eu quero que me conheça pode testemunhar isso mesmo… não digo aos meus amigos o que eles querem ouvir se isso não for o que realmente penso… Podem-me acusar de ser bruto, directo, ás vezes frio e insensível, mas nunca de ser falso ou mentiroso… 

Viver em sociedade tem regras, tento adaptá-las á minha maneira de ser e á educação que me foi transmitida… 








quarta-feira, 18 de julho de 2012

Medo


…muitos de nós vivemos uma vida de medo! 

Medo de ser feliz, medo de gostar, medo de falar, medo de errar, medo, medo…

Esse medo muitas das vezes não é só nosso, não é só por nós, é extensivo às pessoas que nos rodeiam e que gostamos… não digo que é mau ter medo, digo que devemos aprender a “dosear” esse medo… claro que viver não é fácil, claro que viver implicam sempre algum risco, mas se o medo é exagerado, passamos a vida sem viver! 

Sentir medo é uma coisa irracional e boa da vida, existe o perigo e é normal que esse perigo nos suscita medo, mas não devemos condicionar a nossa vida, em função do medo… Quem já não passou por situações perigosas? que deu medo! acho que todos… 

Fazendo uma analise ás situações depois de vividas chegamos á conclusão que muitas nos deram um prazer louco, mesmo tendo em conta o perigo e o medo… mas enfim, isso é a vida… viver é um perigo, e não é por medo que devemos deixar de viver… 

Loucos são os que pensam que podem viver sem perigo, sem medo… felizes são os loucos que acreditam nisso… 

Eu tenho um pouco de louco, mas vivo!
  







terça-feira, 17 de julho de 2012

O Prazer do Fotografo


…Qualquer um de nós pode ser fotografo, basta ter uma máquina fotográfica, um telemóvel, ou qualquer outra tecnologia que sirva para captar uma imagem/momento… 

Troquei uma mensagem no facebook com um fotógrafo profissional “amigo”, com provas dadas, com livros editados e com um conjunto de belas fotografias publicadas, fiquei ainda mais com a certeza que apesar de tudo a máquina fotográfica é o menos importante numa fotografia… o momento, o objecto fotografado, a escolha da luz, a paixão pelo que se faz, são os elementos mais importantes da fotografia, mas claro que uma boa máquina “capta” esses conjunto de factores de uma maneira diferente… 
Independente do material fotográfico que se tenha, tem de existir o gosto, o querer, o sacrifício e a vontade de fazer mais e melhor... 

Diz o ditado que: “uma imagem, vale mais que mil palavras”, por isso a fotografia deve ser mais do que um papel impresso, a imagem deve ter tantas “vistas” quantas as pessoas que a vêm… olhem para uma foto e tentem imaginar o que ela não mostra, uma foto tem vida, depende de quem a vê… 

… de seguida publico uns exemplos do que disse, cada foto tem uma história, não precisa de ser muito “trabalhada”, precisa de ser tirada e depois ter a “sorte” de ficar alguma coisa de jeito… mas tentem… é um bom anti-stress, e nos dias que correm é bom e barato…








segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sem Identidade


… de nada serve “transcrever”, notícias e pensamentos de “outros” se não as sentirmos… porquê o fazemos ?? porque é bonito ?? porque queremos “dar uma” de intelectual, de pessoa de bem ! vamos nos deixar disso… vamos publicar o que nos vai “na alma”, mesmo que isso contenha erros ortográficos, frases sem sentido !

O que é verdadeiro é sempre positivo, para nós e para mais alguém… eu publico quando quero e estou-me “marimbando” para os comentários negativos feitos por pessoas de mal com a vida!!!

Para que serve ser feliz se não partilhamos essa felicidade com ninguém… para que serve ter dinheiro, se isso não dá para “comprar” o que de melhor existe na vida, como por exemplo a saúde, os amigos, a felicidade… dá para “disfarçar”, dá para nos enganarmos, mas sinceramente tenho pena dessas pessoas que vivem uma vida que não é a delas… aprendem que o dinheiro é tudo, e quando “partem” nada levam… se pudessem fazer um balanço da sua vida, pouco ou nada de positivo teriam para contar… 










sexta-feira, 13 de julho de 2012

Fazer Tudo o que se Quer…


Será que existe alguém que pode dizer isso? Acho que não!... pelo menos na sua plenitude. 
Conheço quem o diz convictamente… isso é bom e ao mesmo tempo “perigoso”… é bom quando se tem essa ideia, mas é perigoso quando se tem essa certeza… 

Eu ao longo da vida tenho feito muito do que quero, mas tenho consciência que muito do que quero é consentido. Digo muitas vezes que faço hoje o mesmo que fazia aos 20 anos… quando alguém se admira ou questiona, eu esclareço – “faço o que posso e o que me deixam”… felizmente ainda posso muito, mas por vezes deixam-me pouco… 

Acho que quem utiliza esta frase como verdadeira, tem 10% de verdade e 90% de frustração… passo a explicar: na sociedade actual como a conheço, apenas uma mínima parte da população pode dar-se ao “luxo” de fazer o que quer, o resto fará apenas o que pode, seja por motivos profissionais, religiosos, de saúde ou financeiros… eu faço tudo o que quero, dentro daquilo que posso e que me deixam… 

Estamos muitos limitados até pela nossa educação… por isso só posso dizer – Faço tudo o que posso para ser feliz, e tudo o que me deixam para dar alguma felicidade aos outros…









quarta-feira, 11 de julho de 2012

Chatices Inúteis


… quantas vezes nos chateamos por coisas inúteis… 
... pena que só cheguemos a essa conclusão mais tarde… 

Nas nossas vidas como em tudo existem guerras sem vencedores ! situações que só nos machucam e que nada de bom trazem a ninguém… então por que o fazemos ? dizemos que somos os “animais” mais inteligentes do planeta… será ?? somos inteligentes para pensar, e seremos “estúpidos” para evitar, ou para não esquecer…

As “guerras” não magoam apenas a quem as “faz”, muitos inocentes acabam por sofrer com tudo, muitas das vezes sem entender ou sem sentir… claro que o nosso cérebro não tem um botão on/off que seria accionado em caso de “crise”, claro que podemos sempre dizer aos outros o quanto é estúpido uma “briga”… e quando acontece connosco…será que conseguimos ter a mesma racionalidade? 

Um dos “truques” possíveis é mantermos o nosso cérebro “ocupado” com coisas boas e úteis, pensarmos no que nos dá prazer e aí sim “lutar” para conseguir… a vitória ficará sempre mais “saborosa” quanto mais difícil for… 

Iremos nos sentir muito mais felizes quando fizemos o bem e alcançarmos algo de bom, para nós e para quem gostamos… vamos tentar ! cada discussão a menos é mais um belo dia de vida… vamos ser felizes !